Há algum tempo os documentos de veículos passaram a ter suas versões digitais, começando com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que em sua versão digital fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Seguindo a linha da digitalização dos documentos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou em dezembro de 2019 a Deliberação nº 180 dando permissão a emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), menos de um ano depois, em junho de 2020, os Detrans já disponibilizavam a emissão do CRLV-e.
Os últimos documentos a terem suas versões digitais foram o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o Comprovante de Transferência de Propriedade, também conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), através da Resolução nº 809 do Contran. Na versão digital, esses documentos se unificaram e o DUT passou a ser a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).
O ATPV-e começou a valer para veículos novos e que foram licenciados após 4 de janeiro de 2021, para os veículos antigos que ainda não realizaram transferência, o documento que vale é o CRV impresso, por isso, mesmo que o licenciamento tenha sido feito em 2021, o proprietário deve guardar o CRV para podê-lo usar ao realizar uma transferência, seja de propriedade ou localidade, só então terá acesso ao ATPV-e.
Por ser um documento frágil e que não é usado com frequência, é comum que o CRV físico sofra amassados ou seja até mesmo perdido, por isso é possível emitir a segunda via do documento.
Gostaria de saber mais sobre esse seviço?
Av. das Nações Unidas, 18.801 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04757-025
administracaobv@mizabelisencoes.com.br (11) 5523-9563 (11) 2528-6731 *Direito limitado conforme exceções em lei
Aberto hoje | 09:00 – 18:00 |
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.